Terço dia 3 de maio

TERÇO DIA 3 DE MAIO
JUBILEU DO MUNDO DO TRABALHO

Introdução
Neste dia 3 de maio, a Igreja celebra a festa dos apóstolos Filipe e Tiago, portanto celebra a apostolicidade da Igreja. A Igreja é apostólica enquanto continua a ser ensinada, santificada e dirigida pelos Apóstolos e pelos seus sucessores.

Porque estamos em sede vacante, quanto ao Papa, rezemos pela comunhão entre os bispos, sucessores dos apóstolos.

Este dia 3 de maio, sábado, coloca-nos nas vésperas da celebração do Jubileu do Mundo do Trabalho.

E amanhã começa a semana de oração pelas vocações.

Meditemos nos mistérios gozosos
1.º mistério – a anunciação do anjo a Nossa Senhora
Maria é surpreendida pela visita do anjo que lhe pede a participação na obra de salvação de Deus. Maria aceita entrar no projeto de Deus. Com o seu sim, ela faz-se humilde colaboradora. Ela dá o seu sim, fundada nas palavras que ouve: “O Senhor está contigo!”. Quem crê na presença de Deus, não teme!
Rezemos para que a graça de Deus encontre em nós acolhimento, tornando-nos fecundos colaboradores com a obra de Deus!

2.º mistério – a visitação de Maria a sua prima Isabel
Maria, que vai ser mãe do Salvador, recebe a notícia de que a sua prima, já velha, está grávida. Sente a necessidade de a ajudar; por isso, dirige-se apressadamente para casa de Isabel.
O amor converte o nosso trabalho em oferta e presença generosa; torna-nos dom para os outros.
Rezemos para que saibamos estar onde somos precisos; para que saibamos acompanhar os mais necessitados; que saibamos trabalhar com amor, levando alegria a todos.

3.º mistério – o nascimento do Salvador em Belém
Jesus vai nascer num humilde estábulo, pobre entre os pobres. Para além de José e Maria, só tem a companhia dos pastores. Eles são os primeiros a acolher, saudar e adorar o Menino. São os primeiros a alegrarem-se com tão divino nascimento.
Uma vida é preciosa, porque é dom de Deus e não pelo ambiente onde surge.
Rezemos por todos os que trabalham pela vida, defendendo-a sem reservas. Rezemos pelos que defendem a vida dos mais pobres. Que no rosto da criança que nasce vejamos sempre o amor de Deus, ao qual queremos corresponder.

4.º mistério – a apresentação de Jesus no templo
Cumprindo o prescrito na lei, Maria e José levam Jesus ao templo. Uma nova vida precisa de ser agradecida. Uma nova vida precisa de ser confiada a Deus. Uma nova vida precisa de se desenvolver a partir de Deus. Simeão e Ana exultam, agradecem. Valeu a pena serem firmes na esperança.
Maria e José ensinam-nos: o que temos de mais precioso – a família, o trabalho, a saúde, … – levemos tudo a Deus. Entreguemos tudo a Deus.
Só Ele pode fazer-nos vencer todas as espadas de dor!

5.º mistério – perda e encontro de Jesus no templo
Que dor não saber onde está o filho, ou então não perceber onde o filho deseja estar. “Não sabíeis que devia estar na casa de meu Pai?”
Ser educador é, antes de mais, uma missão de acompanhamento, de conhecimento do coração do jovem, que pretende encontrar o seu lugar.
Rezemos para que os pais e os educadores nunca desistam de acompanhar os seus filhos e, seja nas alegrias ou nas dificuldades, os entreguem a Deus!

Download – Versão impressa