Caro Amigo sanjoanense,

Em 13 de outubro de 1935, foi inaugurada a atual Capela de Santo António, que sucedeu a uma outra datada de 1680 e demolida em 1934.

Há quatro anos atrás, procedemos a obras de restauro no exterior, que custaram cerca de 120 mil euros. Precisamos agora de concluir o seu restauro com a remodelação total do interior, com especial relevo para a parte elétrica, o restauro das paredes, a construção de uma casa de banho, a instalação de novo sistema de som, a substituição de parte das madeiras, a recuperação dos bancos e do piso da nave central, a definição do novo presbitério com altar, ambão e cadeira. Estimamos que estes gastos possam ascender a de cerca de cem mil euros.

São muitos os sanjoanenses que nos têm incentivado para avançarmos com as obras, mesmo quando dizemos que a paróquia devia esperar mais, para angariar fundos. O ânimo que nos incutem levou-nos a dar este passo e, desde o dia 10 de fevereiro, o templo entrou em obras começando pelo coro alto e, no mês de março, toda a nave central será fechada para remodelação. Pensamos que só será possível manter a eucaristia até dia 1 de março.

A vontade dos sanjoanenses de restaurar a capela tem-se materializado em disponibilidades para organizar eventos de angariação de fundos.

Em reunião, definimos um programa articulado de eventos de angariação e entendemos ser prioritário a divulgação das mesmas obras por todos os sanjoanenses e, ao mesmo tempo, apresentar desde já algumas iniciativas que pensamos executar.

Em primeiro lugar, estamos a entregar em todas as casas este folheto informativo, deixando à sua consideração a possibilidade de ajudar monetariamente. Vamos organizar noites de fado, jantares de Santo António, peditórios diversos. Contamos já com a disponibilidade de empresas, Banda Musical, Universidade Sénior, e de muitos particulares que se querem envolver nesta vasta angariação de fundos.

Contamos consigo! Obrigado!

Padre Álvaro

Posso ajudar:

• Fazendo parte de uma equipa de angariação de fundos ou da organização de algum evento de angariação de fundos;
  • Oferecendo o meu donativo através de transferência bancária;
  • Doando mensalmente um verba fixa;
  • Deixando uma oferta no cartório paroquial.

IBAN: PT50 0036 0367 99106017182 13

A paróquia entregará sempre o respetivo recibo para efeitos de dedução fiscal.

• A comissão Zeladora da Capela de Santo António (Sr. Carlos Matos e esposa Sra. Flora);
  • O coro da Capela de Santo António;
  • A Fábrica da Igreja (António Válega, Manuel António, Joaquim Valente);