Dias na Diocese | Português

Atividades em S. João da Madeira

Manhã (terça a sexta-feira, 10h às 12h)

Museu da Chapelaria

De uma antiga fábrica de chapéus, nasceu o Museu da Chapelaria. Único na Península Ibérica, o museu é uma homenagem aos homens e mulheres que fizeram da indústria chapeleira uma das atividades de maior importância na história do concelho. Encontre no espaço museológico as imagens e peças que ilustram o modo de produção dos chapéus, mas também a dimensão humana, social e cultural de uma comunidade para a qual esta atividade assumiu, desde sempre, papel de relevo. Visite as exposições de longa duração, fique a conhecer a vida dos trabalhadores desta indústria e recue no tempo até uma época em que ninguém saía à rua sem chapéu.

Localização: Rua António José de Oliveira Júnior, 501 – https://goo.gl/maps/gP2e68iD4pLdTFTU9

Site: https://www.museudachapelaria.pt/

Museu do Calçado

O Museu do Calçado surge de forma inovadora no panorama museológico nacional ao retratar a memória da indústria do calçado em S. João da Madeira e a realidade do design de calçado em Portugal no século XX, apontando ainda caminhos da vanguarda tecnológica e criativa do século XXI.

Esta é uma opção ditada pela importância histórica de S. João da Madeira no contexto da produção de calçado a nível nacional e pelo enquadramento físico e simbólico do Museu numa política mais abrangente que assenta na cultura e a criatividade como fatores de desenvolvimento local.

Mais do que uma mera exposição de artefactos, o Museu do Calçado é um espaço de aprendizagem, criatividade e experimentação que exigirá ao seu visitante uma postura interativa e de questionamento permanente.

Localização: Rua António José de Oliveira Júnior, 591 – https://goo.gl/maps/Ub3rveEWtXQQ68fYA

Site: https://www.museu-do-calcado.pt/

Centro de Arte Oliva

O Centro de Arte Oliva é um centro de exposições de arte e de gestão de coleções criado em 2013 pelo Município de São João da Madeira no âmbito do projeto de reconversão de um dos mais simbólicos edifícios industriais da cidade, a fábrica e fundição da Oliva. É a única instituição artística no país dedicada à arte contemporânea e à arte bruta/outsider. Com uma área de exposição de cerca de dois mil e quinhentos metros quadrados, organizados em três galerias, apresenta um programa anual de exposições temporárias. O programa de exposições apresenta de forma regular e contínua as coleções de arte em depósito no Centro a par de exposições de artistas consagrados, nacionais e internacionais.

Localização: Rua Paula Rego – https://goo.gl/maps/QgEofZzq5Wf3gXKJ9 

Site: http://www.centrodearteoliva.pt/

Parque do Rio Ul

O Parque do Rio Ul é uma zona de lazer com muitas zonas verdes e milhares de árvores, ideal para caminhadas e passeios de bicicleta. Possui bar, receção, centro de interpretação ambiental e chuveiros.

A diversidade biológica, as valências culturais e patrimoniais, a centralidade e fácil mobilidade tornam o Parque do Rio Ul num anfiteatro privilegiado da cidade, onde é possível desenvolver atividades multifacetadas que não só celebram a herança cultural e patrimonial de S. João da Madeira, mas igualmente o ambiente, a sustentabilidade, o bem-estar e a boa vizinhança.

Atividades regulares:

  • Oficinas: ciclo do pão;
  • Equipamentos: Casa da Natureza, Casa da Eira, Moinho, Casa do Forno.

Localização: Av. do Vale – https://goo.gl/maps/aAc9JZ3bsbNGMppC6 

Site: https://turismoindustrial.cm-sjm.pt/parque-do-rio-ui

Piscinas municipais

O recinto das piscinas municipais de S. João da Madeira, no Complexo Desportivo Paulo Pinto, conta desde o Verão de 2016 com um parque aquático, uma nova oferta que veio tornar ainda mais atrativo este equipamento muito procurado por pessoas de toda a região.

São dois grandes escorregas de água, o maior dos quais com cerca de 70 metros de extensão e um outro com aproximadamente 30 metros.

Desta forma, este grande espaço municipal de lazer ao ar livre, que dispõe de três piscinas – uma de 50 metros, uma de saltos e uma infantil –, parque infantil, extenso relvado arborizado e bar, passou a oferecer também uma área de escorregas de água e “toboggans” e equipamentos lúdicos de água para os mais pequenos. Esta valorização das piscinas exteriores veio reforçar ainda mais a sua condição de grande polo de atração regional.

Localização: Av. Eng. Arantes e Oliveira, 529 – https://goo.gl/maps/xSQVkAW3nanF9Q2NA

Voltar ao menu

Noite

Quarta-feira 26 julho, 21h30

Cinema ao ar livre
“Tudo em todo o lado ao mesmo tempo”
Vencedor de 7 óscares, incluindo melhor filme

Localização: Praça Luís Ribeiro – https://goo.gl/maps/q5ep7mgwMMuND7rDA

Quinta-feira 27 julho, 21h30

Concerto multicultural
Banda de música de S. João da Madeira e grupos convidados

Localização: Praça Luís Ribeiro – https://goo.gl/maps/q5ep7mgwMMuND7rDA

Sexta-feira 28 julho, 21h30

Juventude em festa
Com DJ Gómez and Seu Rosa

Localização: Praça Luís Ribeiro – https://goo.gl/maps/q5ep7mgwMMuND7rDA

Voltar ao menu

Domingo (10h às 19h)

Festa da Família

Programa:

  • 10h – Yoga no Parque
  • 11h – Missa Campal
  • 12h30 às 14h30 – Piquenique no parque
  • 14h30 às 17h – Jogos tradicionais
  • 17h30 – Concerto de Flaviana Borges

Localização: Ul River Park – https://goo.gl/maps/aAc9JZ3bsbNGMppC6

Voltar ao menu

Atividades na diocese

Tarde (quarta a sexta-feira, 14h às 18h) + Sábado (10h às 0h)

Programa:

Voltar ao menu

Oração da manhã

Voltar ao menu

As nossas igrejas e capelas

Igreja Matriz

A Igreja Matriz foi construída no ano de 1884, no espaço onde já havia a anterior igreja paroquial, mais pequena e com outro alinhamento (norte-sul).

Este templo impõe-se pela sobriedade das suas linhas arquitetónicas e pela grandeza e solidez deste edifício.

Da autoria do grande Mestre de Engenharia, professor António Araújo e Silva, da Escola do Porto, a Igreja Matriz é de invocação de S. João Batista, padroeiro da cidade.

No seu interior existe uma enorme riqueza e variedade, tanto em talha dourada como em motivos iconográficos e culturais.

Atrás desta Igreja passava a via militar romana de Talóbriga e Lancóbriga. Os caminhos de Santiago e de Fátima cruzam-se com a Igreja Matriz e são muitos os que nela param para um encontro com Deus.

A festa em honra de São João Batista é celebrada no domingo mais próximo ao 24 de junho.

Localização: Rua da Igreja – https://goo.gl/maps/xeq3jhfuqydUU6i26

Voltar ao menu

Capela de Santo António

A Capela de Santo António é um monumento religioso localizado no Largo de Santo António, mesmo no centro de São João da Madeira.

Antes deste templo, houve já um outro datado de 1680, que veio a ser demolido em 1934, para dar lugar a esta capela que foi inaugurada em 1935, da autoria do arquiteto João Queirós. Esta construção acontece pouco depois da elevação de S. João da Madeira a sede de concelho, em 1926.

A festa de Santo António é o momento mais alto da vida litúrgica desta capela, data que é preparada com uma novena, muito concorrida. No dia 13 de junho, a missa inclui a bênção do pão e dos cravos, ritos já enraizados na religiosidade do povo sanjoanense.

Localização: Largo de Santo António, 95 – https://goo.gl/maps/MdANSXXh72zsjTPKA

Voltar ao menu

Capela de Santa Maria (Casaldelo)

A construção da Capela de Santa Maria de Casaldelo data do ano de 1903 Foi mandada construir por António Ferreira Porto.

Situa-se a sul da paróquia, integrada numa zona de vastas construções e quintas, servindo ainda alguma população vizinha de Cucujães.

Cercada por um recinto gradeado, pode-se observar, na empena da frontaria da capela, uma pequena imagem da padroeira, em mármore, embutida num nicho. No interior, a capela-mor apresenta um retábulo moderno, trabalhado a laca e gesso decorado com a escultura de Santa Maria.

Localização: Rua de Moçambique – https://goo.gl/maps/giM79UrWAfvjfGuf9

Voltar ao menu

Capela de Nossa Senhora dos Milagres

A Capela de Nossa Senhora dos Milagres é um santuário situado no Parque de Nossa Senhora dos Milagres, um amplo espaço verde, doado à cidade por um grupo de sanjoanenses, o que o converte no parque mais antigo da cidade de São João da Madeira.

O templo religioso, onde se venera Maria sob a invocação de Nossa Senhora dos Milagres, foi construído graças aos donativos feitos pela população e inaugurado em 1938, num ato presidido pelo então Bispo do Porto, D. António Augusto de Castro Meireles.

O seu estilo arquitetónico remonta ao neo-românico, tendo na sua fachada uma imagem de Cristo crucificado, em mármore.

A festa em honra de Nossa Senhora dos Milagres é tradicionalmente celebrada no último fim de semana no mês de maio.

Localização: Rua São João de Brito, 270 – https://goo.gl/maps/yM5CwwS9DuUyezNw9

Voltar ao menu

Capela de Nossa Senhora de Fátima (Parrinho)

A 13 de maio de 1984, começamos a escrever a história da Capela do Parrinho. Com o Padre Moura de Aguiar, define-se o local: a norte da cidade, para poder acompanhar pastoralmente os novos residentes que aí se instalavam, numa época de grande crescimento populacional de São João da Madeira.

Entretanto, as instalações provisórias mostravam-se incapazes de responder às necessidades. Por isso, em 2010 avança-se para a construção de um novo templo que a partir de 2012 já permite a celebração da eucaristia. Todavia, seria em 13 de maio de 2018 que o novo templo é dedicado, tendo sido, nessa altura, instalado um novo órgão de tubos.

A capela é dedicada a Nossa Senhora de Fátima, junto a uma via onde muitos peregrinos rumam para o Santuário de Fátima.

A festa da padroeira, Senhora de Fátima, celebra-se a 12 e 13 de maio, coincidindo com a data da dedicação da capela.

Localização: Rua do Parrinho – https://goo.gl/maps/HyHGqa9F17We9egn7

Voltar ao menu

Informações úteis

Contactos de emergência/úteis

Número Nacional de Emergência: 112
Saúde 24: +351 808 242424

Bombeiros: +351 256 837 120
Polícia: +351 256 815 000
Guarda Nacional Republicana: +351 256 823 311
Hospital: +351 256 837 500
Centro de Saúde: +351 256 816 000
Câmara Municipal: +351 256 200 200
SOS Incêndios: 117

Farmácia Estação: +351 256 200 590
Farmácia Estação: +351 256 822 232
Farmácia Praça: +351 256 822 390
Farmácia Laranjeira: +351 256 822 876
Farmácia Central: +351 256 830 040

Alojamento e refeições

Alojamento comunitário

Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior
Av. Adelino Amaro da Costa, 342 – https://goo.gl/maps/JLckttf8RDyvXGMh8

CEI – Centro de Educação Integral
Rua Jornal O Regional, 372 –  https://goo.gl/maps/Cxf2EVwpgXSkSYi5A

Pequeno-almoço

Centro Paroquial de São João da Madeira
Rua do Dourado, 27 – https://goo.gl/maps/G1ghxZMiMnbBdWLTA

Almoço

Bacana
Av. Benjamin Araujo, 24 – https://goo.gl/maps/1S3zo7kuxCzXAKZL9 

Casa da Natureza
Av. Manuel Vieira Araújo, 181 – https://goo.gl/maps/gPzcbdZ69E4YJKrV8

Churrasqueira Monumental
Rua Fonte Cova, 174 –  https://goo.gl/maps/vJiVJe5WWsS9V49AA

Paris Tropical
Rua Durbalino Laranjeira, 11 – https://goo.gl/maps/5wFzwyWNCeafBbcR6 

Sambabá
Rua Visconde de São João da Madeira, 2299 –  https://goo.gl/maps/SgnmkHmCmMwYijvM8

48&Pico
Rua Infante Dom Henrique, 48 – https://goo.gl/maps/4hMPVq9xs6c2wA758

Jantar

Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior (cantina)

Regras a seguir pelos peregrinos

Para que tudo corra pelo melhor, devem ser cumpridas, entre outras, as seguintes regras de segurança:

  • Não é permitido fumar dentro dos espaços fechados;
  • Não é permitido usar velas, isqueiros, equipamentos com gás ou outros materiais que possam provocar chama;
  • Não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas e substâncias psicotrópicas (estupefacientes);
  • Não sobrecarregues tomadas e extensões elétricas, que podem provocar curto-circuito/incêndio;
  • Não utilizes equipamentos elétricos junto de água;
  • Não utilizes equipamentos elétricos em más condições de segurança;
  • Se dormires em saco-cama, no chão, não obstruas o corredor de circulação delimitado no pavimento;
  • Não é permitido cozinhar dentro das instalações de alojamento;
  • Mantém sempre os espaços em condições de higiene, limpeza e arrumação;
  • Cuida da Casa Comum, separa o lixo e coloca nos ecopontos;
  • Poupa os recursos naturais (água e energia);
  • Não abandones objetos de valores e saíres das instalações, leva-os contigo;
  • Mantém-te sempre junto do teu grupo e respeita os horários definidos pela Instituição de Acolhimento;
  • Comunica todas as situações que identifiques como anómalas ao teu chefe de grupo;
  • Mantém contigo, quando estiveres no exterior, alguns dos contatos de emergência de que possas vir a necessitar;
  • Segue as regras definidas pelo local de alojamento.
Voltar ao menu